Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2011 | 13:19
 
Estudo vê 238 mil novas vagas no campo
 
As pastagens de baixa qualidade no Estado de São Paulo poderiam ser ocupadas pela cana-de-açúcar e gerar 238 mil novos empregos no setor até 2030, de acordo com estudo produzido pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola), da Secretaria de Estado da Agricultura.

Segundo o estudo, as pastagens somam atualmente 30% da área da pecuária, ou o equivalente a 2,8 milhões de hectares. Ocupadas, elas ampliariam a área plantada da cana-de-açúcar no Estado para 7,9 milhões de hectares, pressionando por mão de obra mesmo com a mecanização do setor.

O cálculo dos técnicos do IEA considerou a força de trabalho para a pecuária e a cana. A proporção é de um trabalhador para 200 hectares e para oito hectares, respectivamente. Atualmente, a cana emprega 395 mil funcionários no Estado.

A projeção também levou em conta um cenário mais pessimista para a cana-de-açúcar. Considerando a taxa de crescimento de 1,2% ao ano, o setor canavieiro chegaria a 6,1 milhões de hectares em 2030, utilizando o incremento de mão de obra de 98 mil trabalhadores.

Para os usineiros paulistas, as áreas de pecuária sem qualidade identificadas pelo Estado são fundamentais para a expansão das lavouras de cana. Elas estão espalhadas por todo o Estado, mas principalmente nas regiões centro-sul, noroeste e oeste.

"A região oeste de São Paulo, por exemplo, é a que mais se expande atualmente, e os pecuaristas têm utilizado a cultura até como forma de financiar as pastagens", afirmou o representante da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) em Ribeirão Preto, Sérgio Prado.

Ele não quis comentar a projeção de empregos anunciada pelos técnicos do IEA, mas disse que o Estado de São Paulo é o com maior potencial por estar próximo ao mercado consumidor e por apresentar facilidades de transporte tanto do açúcar quanto do etanol.

Já o presidente da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), Braz Albertini, afirmou duvidar da projeção feita sobre a demanda de trabalhadores.

"A cana não gera mais tantos empregos. Acho difícil chegar a isso", disse.

Ele afirmou que cada colheitadeira na lavoura exclui o trabalho de 80 funcionários. "Eles [usineiros] falam na criação de empregos para motoristas, mas não há [emprego] para tudo isso.

OUTRAS CULTURAS

O estudo também considerou a ocupação das pastagens de baixa qualidade por outras culturas, como a plantação de eucaliptos e seringueiras. Ao lado da cana e da pecuária, as atividades correspondem a 80% do valor da produção agrícola no Estado, segundo os técnicos do IEA.

Para os eucaliptos, a ocupação absorveria 76,7 mil empregos até 2030. A área em produção (que requer mais mão de obra) estaria em 1,4 milhão de hectares.

Numa projeção mais otimista, a área explorada saltaria para 2,7 milhões de hectares, o que demandaria 158 mil empregos.

O cultivo da seringueira, por apresentar a maior relação de trabalhador por hectare (um a cada três), teria demanda de mão de obra para até 143,6 mil trabalhadores em 2030, com expansão da área cultivada para até 430 mil hectares.

Fonte: Folha de S. Paulo
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor