Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEXTA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2013 | 11:44
 
Novo marco pode impedir a atuação de pequenas e médias mineradoras
 
Com o novo texto do código de mineração travado no Congresso Nacional, futuros projetos estão congelados e a atuação de pequenas e médias empresas do setor está ameaçada.

Segundo Elmer Prata Salomão, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), as mineradoras menores, principalmente as junior companies, vão desaparecer com o novo marco regulatório porque não irão comportar o sistema de licitações.

Pelo código atual, qualquer empresa do setor pode entrar com pedido de registro de lavra no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

No entanto, afirma Salomão, desde o início das reuniões para a elaboração do novo marco, em meados de 2011, os pedidos de lavra estão congelados e, com isso, os Investimentos e empregos já estão sendo sacrificados com essa paralisação.


O projeto de lei prevê a mudança da dinâmica atual de pesquisa mineral para um sistema de licitações (para áreas consideradas estratégicas) e também de chamada pública.

Para José Mendo, consultor da indústria mineral, a principal característica das junior companies é a forma dinâmica com que atuam, pois, estas empresas têm muito menos burocracia para desenvolver seus projetos do que gigantes como a Vale, por exemplo, por isso são essenciais na identificação de áreas para exploração mineral.

Já para Juarez Fontana, especialista em siderurgia e mineração, que atuou como diretor do DNPM por 22 anos, a regulamentação do código de mineração é uma incógnita. Caso o novo sistema funcione com as empresas investindo em pesquisa mineral para depois haver a chamada pública, ele acredita que a atividade apresentará mais morosidade ainda.

Fonte: DCI
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor