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JUEVES, JULIO, 18, 2013 | 12:08 | |
Efeitos de investimentos nos portos serão vistos a longo prazo | |
Os novos investimentos em portos que o governo pretende anunciar ainda em 2013, especialmente para a região norte, dificilmente conseguirão evitar um estrangulamento nos embarques da próxima safra.
De acordo com Wagner Cardoso, gerente executivo de infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é bastante possível que as filas de caminhões que este ano se viram nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) acabem se transferindo parcialmente para lá.
"Portos levam de três a quatro anos para serem construídos", afirma. "No entanto, a obtenção de licenças ambientais e de instalação costuma ser demorada, por exemplo, a Odebrecht levou nove anos para conseguir uma licença para Santos", exemplifica.
Além disso, na região norte, o processo tende a ser complexo por envolver áreas de floresta e populações indígenas.
A CNI classifica de urgente a retomada dos investimentos em portos na região, para evitar um colapso. Estudo elaborado pela entidade informa que, na safra 2011/12, foram embarcados 10,8 milhões de toneladas por esses portos. Essa é também a atual capacidade instalada deles.
Segundo o estudo elaborado pela entidade, a saída de mercadorias pelos portos chegará a 50 milhões de toneladas em 2020. Mas, bem antes disso, já em 2014, o volume de carga destinada ao norte pode dobrar.
Segundo o estudo elaborado pela entidade, a saída de mercadorias pelos portos chegará a 50 milhões de toneladas em 2020. Mas, bem antes disso, já em 2014, o volume de carga destinada ao norte pode dobrar.
De acordo com Cardoso, isso ocorrerá por causa da conclusão do asfaltamento da BR-163, que liga o centro-oeste à região norte, o que fará com que parte da produção deixe de ser escoada por Santos e Paranaguá. A CNI estima que esse volume seja da ordem de 10,5 milhões de toneladas.
Potencialmente, a região norte pode ser o canal de escoamento para toda a produção de grãos que ocorre acima do paralelo 16 sul, que na última safra chegou a 55,6 milhões de toneladas.
A CNI estima que a consolidação de rotas para o norte representará queda de 30% a 40% no custo de transporte dos grãos.
O governo sabe da importância dos portos da região norte para o agronegócio e por isso, dos 50 novos terminais portuários privados autorizados no começo de julho, 27 são na região.
Fonte: O Estado de S. Paulo |
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VIERNES, OCTOBRE, 29, 2021 | 15:31 | |
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015 | |
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE. |
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