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MIÉRCOLES, MAYO, 15, 2013 | 10:05
 
Concessionárias de rodovias aprovam ações do governo para atrair investimentos
 
Nessa quarta-feira (8), o governo federal anunciou a elevação de 5,5% para 7,2% a taxa de retorno de projetos de investimento para a concessão de rodovias. Ao todo, serão nove lotes para 7,5 mil km de rodovias. A previsão é que os leilões comecem em setembro.

O aumento se deu depois de atender ao pedido de empresários do setor que apontavam que, com o valor antigo, os projetos não seriam atrativos. Além disso, em janeiro deste ano, o governo chegou a marcar o leilão dos trechos mineiros das BRs 040 e 116, mas cinco dias antes da data, anunciou o adiamento do certame para reformular o edital. Isso porque algumas companhias informaram que não participariam com as condições então vigentes.

A nova medida é vista com bons olhos pelas empresas do setor. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Moacyr Duarte, o governo está progredindo com essa alteração. "É importante e é mais um passo para tentar ajustar com a realidade as exigências dos projetos", afirma à Agência CNT de Notícias. No entanto, ele acrescenta que ainda há muitos riscos para serem avaliados.

A concessão de rodovias à iniciativa privada faz parte do Programa de Investimento em Logística do governo federal, lançado em agosto. O pacote é voltado ao estímulo da infraestrutura de transportes no país. A primeira etapa prevê a alocação de recursos na ordem de R$ 133 bilhões. Desse valor, R$ 42 bilhões envolvem obras de melhoria e duplicação de nove importantes corredores rodoviários e R$ 91 bilhões serão aplicados em 12 empreendimentos ferroviários.

No caso das rodovias, 7,5 mil km serão concedidos - número superior aos atuais 5,2 mil km cedidos ao capital privado. O prazo das concessões será de 25 anos - R$ 23,5 bilhões serão aplicados nos primeiros cinco anos e outros R$ 18,5 bilhões até o final da concessão.

Os nove corredores rodoviários escolhidos são: BR 101 (BA); BR 262 (ES); BR 153 (GO/TO); BR 050 (GO/MG); BR 163 (MT); BR 163, BR 267 e BR 262 (MS); BR 060, BR 163 e BR 262 (DF/GO/MG); BR 116 (MG) e BR 040 (MG/DF).

Fonte: Jornal da Imprensa
 
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