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MARTES, OCTOBRE, 30, 2012 | 10:16
 
Rodovia Washington Luís cai quatro posições em avaliação da CNT
 
Apesar de ainda estar entre as melhores rodovias do Estado de São Paulo, a Washington Luís (SP-310) caiu quatro posições no ranking da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado na quarta-feira (24).
O trecho da estrada que fica entre São Carlos (SP) e Araraquara (SP) caiu da 9ª colocação para a 13ª, o que significa que existem pontos que devem ser melhorados. O lugar já foi um dos mais violentos do país, mas a duplicação da pista minimizou os problemas.
A parte do trecho considerada mais perigosa pelo especialista de trânsito da USP, José Felex, é a curva conhecida como "Chibarro", principalmente em dias de chuva. "Por acumular muito óleo dos caminhões e apresentar borracha de pneu por conta das freadas", disse o especialista. Para o pesquisador já é hora de rever o traçado da pista. "Precisamos pensar em corrigir a geometria das curvas do Chibarro", acrescentou.
Trecho Urbano
Segundo a Polícia Rodoviária, hoje o maior índice de acidentes se concentra na região do trecho urbano da rodovia em São Carlos. São sete quilômetros de pista, que os moradores utilizam cada vez mais como percurso do dia a dia. Para a polícia, a SP-310 está em boas condições e o que tem provocado muitos acidentes é o excesso de veículos rodando por ela.
O especialista José Felex afirma que, apesar de estar bem feita, a pista está no limite. "Hoje regiões como Limeira (SP) e Campinas (SP) tem suas marginais e variantes, temos a Via dos Bandeirantes, e lá as pessoas estão se sentindo melhor do que aqui", completou Felex.
Avaliação nacional
O levantamento divulgado mostrou que quase dois terços das rodovias pavimentadas do Brasil estão em situação regular, ruim ou péssima. Outros 27,4% estão em bom estado e 9,9% em ótimo.
Em comparação com os dados da pesquisa de 2011, ocorreu um aumento de 5,3% em 2012 na classificação, que foi de 57,4% para 62,7% das estradas em condições ruins. A pesquisa avaliou 109 trechos considerados importantes devido ao grande número de veículos de carga e passageiros que passam por esses locais. Foram levados em conta a sinalização, condições do asfalto e o desenho da pista.


Fonte: Globo
 
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