Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
TERÇA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO DE 2012 | 11:5
 
Sistemas integrados de produção beneficiam produtores de MS
 
Diversificação de culturas, redução de riscos, melhora na ciclagem de nutrientes do solo, maior produtividade por área, ajuda no controle de pragas e agregação de valores. Estes são os principais benefícios que os produtores alcançam ao implantar o manejo do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

Para facilitar a implantação e melhorar a qualidade produtiva sul-mato-grossense, a Fundação MS realiza a 17ª edição do Showtec, que acontece em Maracaju do dia 23 a 25 de janeiro. O lançamento oficial do evento será no dia 5 de dezembro, no auditório da Famasul, em Campo Grande, a partir das 9 horas.

"Além de contribuir financeiramente, o sistema de integração colabora com o meio ambiente, uma vez que libera mais matéria orgânica para o solo e por diminuir o aquecimento global, uma vez que contém mais carbono", explica Renato Roscoe, diretor executivo da Fundação MS.

Maracaju foi o berço desta prática que abrange aproximadamente 80% das lavouras da região e que utilizam o consórcio de milho safrinha com forrageira, segundo estatísticas da entidade. Os números mostram ainda que mais de 10 mil hectares em todo Estado já têm o sistema integrado com florestas implantado, e esta área vem crescendo, estimulada pelo bom momento florestal que Mato Grosso do Sul atravessa.

Alex Melotto, pesquisador de sistemas integrados da Fundação MS, aponta que a lavoura-pecuária ainda é o mais comum, seguido pelo lavoura-pecuária-floresta. "Os produtores estão cada vez mais curiosos sobre o funcionamento desta prática. Dessa forma, estamos realizando constantes estudos buscando qual o melhor método para cada região de MS", assinala. O pesquisador finaliza com um depoimento pontual: "quem adota essas práticas, não volta atrás".

"Assim como em qualquer atividade, o maior desafio é a gestão, pois a partir do momento em que novas atividades são inseridas, é necessário ter conhecimento sobre as mesmas. O agricultor deve aprender a lidar com pecuária e vice-versa", lembra Roscoe.

Na oportunidade, será realizada uma mostra dinâmica com os sistemas já implantados com o consórcio de milho safrinha com forrageira, além de outros ensaios sobre: diferenças nos espaçamentos do milho, diferenças na arquitetura do milho, diferenças de capim e em sua densidade, entre outros.

Showtec 2013

É um evento voltado para empreendedores e produtores rurais. Em 2012, 12 mil pessoas estiveram em Maracaju para conhecer as novas tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil. Estiveram presentes produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Showtec 2013 é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Aquidauana News
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor