Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2012 | 10:0
 
Brasil deve subir ao 3º lugar no ranking dos maiores produtores de celulose do mundo
 
Os investimentos anunciados cujas fábricas já estão em construção pelas empresas produtoras de celulose devem adicionar 3 milhões de toneladas de capacidade produtiva às plantas existentes no Brasil até o início de 2014.

Hoje o país produz 14 milhões de toneladas por ano, devendo chegar a 17 milhões até 2014 segundo informações da Bracelpa. A capacidade dos projetos greenfield é de 1,5 milhão, equivalente a fábricas de escala mundial.

Isso tem levado os investimentos a lugares diferentes das tradicionais Região Sudeste, Sul e no estado da Bahia, para regiões onde há disponibilidade de terras para o plantio de eucalipto, como o Centro-Oeste e o Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantis).

Já foram anunciados outros investimentos que devem elevar a capacidade em mais 8,3 milhões de toneladas, levando a capacidade total a 25 milhões em 2017. O que esses investimentos adicionais esperam, no entanto, é a recuperação internacional para a retomada das exportações.

A Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel) também estima investimentos de R$ 40 bilhões para os próximos dez anos na ampliação de área de florestas plantadas, devendo passar dos atuais 2,2 milhões de hectares para 3,2 milhões de hectares, o que dará suporte à expansão da produção de celulose.

Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Bradesco, "o principal determinante para a realização dos investimentos no setor é a competitividade das florestas plantadas no Brasil, comparada aos demais players globais."

A entidade informa que no Brasil, o rendimento de um hectare com eucalipto plantado é de 44 m³ por ano, bem acima do concorrente mais próximo, o Chile, cujo rendimento é de 25 m³. A vantagem brasileira está no solo e clima favoráveis. "Além disso, no Brasil o eucalipto cresce e atinge o nível de corte em 7 anos, sendo que a média é de 10 a 12 anos nos demais países. Outro fator destacado é que "as indústrias do setor investiram em avanços genéticos das plantas, uso de biotecnologia e melhora de manejo florestal, o que permitiu o incremento de produtividade nos últimos anos."

Os investimentos atuais devem levar o Brasil a subir no ranking global de produção de celulose, hoje no 4º lugar, podendo ultrapassar o Canadá, que ocupa a 3ª posição. Em 1993 o Brasil passou do 8º para o 7º lugar, em 2006 para o 6º lugar e desde 2008 assumiu a atual posição no 4º lugar.

Fonte: Painel Florestal
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor