Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2012 | 8:53
 
Infraestrutura terá estímulo do BNDES
 
Com mudanças na regulamentação a serem introduzidas pela lei de conversão da Medida Provisória (MP) 563, as debêntures de infraestrutura terão também impulso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco anunciou ontem um conjunto de medidas para fomentar a emissão desses títulos.
Como adiantou a Agência Estado na semana passada, as emissões de debêntures de infraestrutura de sociedades de propósito específico (SPEs), com projeto financiado pelo BNDES, poderão ter garantias compartilhadas com o empréstimo contratado. Além disso, as operações com as debêntures de infraestrutura poderão ter uma cláusula de vencimento antecipado cruzado ("cross default") com o financiamento do BNDES. Se a empresa emissora do título (no caso, a SPE responsável pelo projeto de infraestrutura) ficar inadimplente com os papéis, o BNDES encerrará o contrato de financiamento antecipadamente.

As debêntures de infraestrutura são um tipo especial de título de dívida corporativa, criado pela Lei 12.431, no ano passado. Esses papéis têm isenção de IR e de IOF para os investidores estrangeiros e de IR para o investidor doméstico pessoa física.

As medidas do BNDES reduzem o risco para o investidor. "Os credores ficarão na mesma posição, tanto o BNDES quanto o investidor na debênture", afirmou o diretor sênior de Avaliação de Empresas da agência de risco Fitch, Ricardo Carvalho, referindo-se ao vencimento antecipado cruzado.

O superintendente da Área Financeira do BNDES, Selmo Aronovich, explicou que os incentivos deverão ser solicitados pelas empresas em busca de financiamento. As opções serão avaliadas caso a caso pelos técnicos do banco.

O BNDES poderá atuar como comprador das debêntures lançadas nessas condições. O nível de participação máxima do BNDES nas ofertas públicas desses títulos passará de 5% a 20% para de 15% a 30%. Mas a compra dos títulos é uma ação independente e pode não ocorrer.

Para fazer as debêntures de infraestrutura decolarem, o governo também pretende flexibilizar as regras. Entre outras mudanças, os recursos captados passarão a servir também para quitar financiamentos feitos no início do projeto e as regras para os fundos de investimento ficarão menos rígidas.

O professor do Instituto de Economia UFRJ, Ernani Teixeira Torres Filho, destacou ainda que, antes, só SPEs poderiam emitir debêntures de infraestrutura. Agora, as concessionárias de serviços públicos de capital aberto também poderão.

Fonte: Sonda Brasil
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor