Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUINTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2010 | 9:59
 
Usinas antecipam fim da safra na região
 
Se em 2009 usinas da região passaram o Natal e o Ano-Novo em atividade, algumas entrando até no mês de janeiro em plena produção, neste ano a safra deve ser encerrada mais cedo.

A estimativa é que, dentro de pouco mais de um mês, as usinas comecem a finalizar a moagem da cana-de-açúcar. Em um ano considerado "normal", a produção iria ao menos até a primeira quinzena de dezembro.

"Com as usinas que a gente já conversou, falam que na primeira quinzena de novembro a safra começa a se encerrar", afirmou o representante da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) na região, Sérgio Prado.

Da mesma forma que o clima influenciou na ampliação da safra passada, em razão do excesso de chuvas, as questões climáticas, mais uma vez, irão interferir no planejamento das usinas.

Neste ano, porém, a estiagem prolongada é o principal fator. A falta de chuvas que se prolongou até a primeira quinzena de setembro é responsável por duas características nos canaviais.

A primeira, positiva, pois o tempo seco facilitou a colheita e reduziu os dias perdidos. Os números da Unica para a região Centro-Sul, maior produtora do país, refletem a agilidade dada à colheita e ao processamento da cana.

Até a primeira quinzena de setembro, foram processadas 417,19 mil toneladas de cana, ante 349,02 mil toneladas no mesmo período de 2009 -alta de 19,5%.

A outra característica causada pela estiagem, no entanto, é negativa e também vai influenciar na antecipação do fim da safra.

Parte dos canaviais, principalmente as plantas que foram colhidas tardiamente na safra passada em razão da chuva, não conseguiu se desenvolver de maneira ideal por causa da seca que durou até o mês passado.

REDUÇÃO

"De agosto para cá, essa cana precisava de um pouco mais de chuva, pois ainda não tinha completado o ciclo", disse Prado. Nem mesmo a chuva das últimas semanas vai mudar o quadro.

"Estamos em outubro e para colher essa cana até o fim de novembro, é pouco tempo para que ela venha a mostrar reação", afirmou o assessor da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), Oswaldo Alonso.

Por isso, a cana que ainda não está pronta deve ser mantida nos canaviais por parte das usinas para a colheita só no início da próxima safra, segundo Alonso.

No fim de agosto, a Unica já havia reduzido a previsão de moagem da safra atual no Centro-Sul em 4,31% -de 595,8 milhões de toneladas para 570,9 milhões.

Nem todas as usinas, porém, devem antecipar o fim das atividades. Algumas que ainda terão cana no ponto de moagem devem aproveitar para ampliar um pouco a previsão inicial de produção.

Esse é o caso da Usina Batatais, a primeira a abrir a safra neste ano de forma antecipada, em março, por causa da sobra de cana da temporada passada. A usina deve moer até dezembro.

O presidente da Batatais, Bernardo Biagi, disse que, além de dar um "fôlego" para a safra atual, as chuvas das últimas semanas ajudaram na formação dos canaviais para temporada 2011/12.

O presidente da Batatais, Bernardo Biagi, disse que, além de dar um "fôlego" para a safra atual, as chuvas das últimas semanas ajudaram na formação dos canaviais para temporada 2011/12.

Fonte: Folha de S. Paulo
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor