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TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 | 12:33
 
Porto do Rio recebe investimentos de R$ 1 bilhão em infraestrutura de acesso
 
O porto do Rio receberá investimentos de R$ 1 bilhão do poder público para melhorar seu acesso por meio rodoviário, ferroviário e marítimo. O pacote de investimentos, que já começou a ser feito, foi anunciado ontem (20) em conjunto pelo governo do estado do Rio de Janeiro, prefeitura e Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro (CDRJ), na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

As obras têm como objetivo atender a expansão prevista para o porto do Rio, que deverá ter sua movimentação saltando dos atuais US$ 19,6 bilhões anualmente, para US$ 40 bilhões, em cinco anos.

"A expansão das atividades de apoio à indústria offshore no Porto do Rio serão fundamentais para esse incremento nas operações", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, que esteve presente ao evento, juntamente com o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Segundo Bueno, porém, há ainda outros fatores externos ao Estado do Rio de Janeiro que deverão contribuir com a expansão das atividades. Para os próximos anos está prevista a mudança na tributação dos portos do Espírito Santo e de Santa Catarina.

"Isso deve beneficiar diretamente o Rio de Janeiro. Várias empresas já manifestaram interesse de começar a movimentar suas cargas por meio do porto do Rio", disse o secretário.

Entre as principais obras de acesso portuário que serão realizadas estão vias alternativas para caminhões e demais veículos. Os acessos rodoviários receberão investimentos de R$ 490 milhões. Já o acesso ferroviário, que vai contar com a reforma de viadutos e liberação de faixas hoje sem uso, contará com investimentos de R$ 66 milhões.

Também merece destaque a dragagem da Baía de Guanabara, já concluída em setembro de 2011, que integra o pacote de ações para acesso marítimo ao Porto, num total de R$ 435 milhões. Outra dragagem também está sendo programada para facilitar o acesso aos 19 estaleiros que hoje se localizam na Baía de Guanabara, possibilitando a instalação de um polo de navipeças que atenda a essa demanda.

Fonte: Portos e Navios
 
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