Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 | 18:18
 
Publicado zoneamento agrícola para produção de girassol, milho e sorgo
 
O zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de girassol, em sete estados; milho em 17 unidades federativas; e sorgo, em outros sete estados; foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (13). O estudo vale para a safra 2012/2013.
O girassol - que se desenvolve melhor em ambientes de clima temperado, subtropical e tropical - pode sofrer com as baixas temperaturas, que aumentam o ciclo da cultura atrasando a floração e a maturação e, aliadas com a alta umidade, podem favorecer o aparecimento de doenças fúngicas.
Já no cultivo do milho, o produtor deve ficar atento à fase de formação do pendão e enchimento do grão, que necessita de grande quantidade de água. Portanto, é um período em que qualquer adversidade climática pode impactar na produção.
O sorgo é uma planta de origem tropical, de dias curtos e com altas taxas fotossintéticas, e que exige clima quente para poder expressar seu potencial de produção. Apesar de resistente à seca, a falta de água, principalmente na fase de florescimento e de enchimento de grãos, pode provocar redução acentuada na produção.

O Ministério da Agricultura visa, com a divulgação do zoneamento agrícola, identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo nos estados brasileiros.

Zoneamento Agrícola
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.
São analisados os parâmetros de clima, solo e de ciclos de cultivares, a partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo ministério. Desta forma são quantificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem ocasionar perdas na produção. Esse estudo resulta na relação de municípios indicados ao plantio de determinadas culturas, com seus respectivos calendários de plantio.

Fonte: brasil.gov.br
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor