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QUARTA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2011 | 14:39
 
Volvo lança caminhão a gás na Europa
 
A Volvo sai mais uma vez na frente no mercado de veículos com combustíveis alternativos. A montadora está lançando na Europa o FM Metano-Diesel, caminhão movido por uma mistura com até 75% de gás natural liquefeito.

Tecnologia

Primeiro caminhão a gás para operações de longas distâncias no mercado europeu, de acordo com a montadora, o FM Metano-Diesel tem motor 13 litros de 460 cv de potência (torque de 2300 Nm), movido por uma mistura com até 75% de gás, sendo o resto diesel. Segundo a Volvo, essa proporção pode variar, dependendo de como o veículo é usado, já que, com o uso de gás liquefeito, muito mais pode ser armazenado nos tanques, pois o combustível fica comprimido.

As primeiras unidades do Volvo FM Metano-Diesel estão sendo comercializadas na Holanda, Grã Bretanha e Suécia, que oferecem melhor infraestrutura para o fornecimento de gás, segundo a Volvo. A tecnologia do novo caminhão baseia-se em um motor a diesel convencional equipado com injetores de gás, um tanque especial, do tipo Thermos, que mantém o gás liquefeito e resfriado a -140 graus Celsius, e um conversor catalítico modificado especial. O sistema troca automaticamente para o diesel se o tanque de gás ficar vazio, alertando o motorista através de um aviso luminoso no painel de instrumentos.

A montadora destaca as vantagens do caminhão metano-diesel na comparação com os tradicionais veículos movidos a gás que ainda usam tecnologia com velas, como a autonomia bem superior, de 30 a 40% mais eficiência e uma redução do consumo de combustível em 25%. Segundo a Volvo, em um caminhão com peso bruto de 40 toneladas o tanque de combustível pode comportar gás para rodar até 500 quilômetros em condições normais de direção.

Nas contas da Volvo, a solução do FM Metano-Diesel, com gás natural, gera 10% menos CO2 se comparada com o motor a diesel. Para a montadora, a economia no custo também é um atrativo, uma vez que o preço do gás é, quase sempre, significativamente menor. "Nosso modelo metano-diesel oferece novas condições para o mercado de caminhões movidos a gás. Com o uso de gás liquefeito, em um motor a diesel eficiente, tornamos possível o uso de caminhões a gás em operações de transporte pesado e em grandes distâncias. Somos o primeiro fabricante da Europa a oferecer esta alternativa", ressalta Claes Nilsson, presidente da divisão européia (Europe Division), da Volvo Trucks.

Mercado

A produção em série do do FM Metano-Diesel começa já no próximo mês, sendo que a montadora planeja fabricar 100 unidades do caminhão até o final do ano. "Se as coisas correrem como planejado, esperamos que as vendas sejam feitas em seis ou oito países europeus dentro de dois anos, com uma venda anual de cerca de 400 caminhões. As vendas futuras dependerão muito, naturalmente, da expansão dos postos de abastecimento de gás liquefeito, para veículos comerciais", revela Nilsson.

Para Lars Mårtensson, diretor de assuntos ambientais da Volvo Trucks, o gás natural é uma alternativa atrativa, de considerável interesse, em muitos países e regiões, em todo o mundo. "Esse interesse está sendo grandemente impulsionado por considerações ambientais como também por questões relacionadas com o fornecimento seguro de energia. Nos Estados Unidos e em algumas regiões da Ásia e da Europa, veículos a gás já são usados ou decisões já foram tomadas para investir nessa fonte de energia. Na Tailândia, por exemplo, é um método com infraestrutura estabelecida e boa disponibilidade", completa.

Fonte: Canal do transporte
 
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