Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUINTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2015 | 07:50
 
Governo aposta em menos consumo de luz, diz setor
 


Além de gerar uma economia de tarifa muito pequena (veja texto abaixo), o desligamento de 21 usinas térmicas, anunciado na semana passada, deixará os reservatórios do país em nível desnecessariamente baixo.

Para seis especialistas em energia elétrica e hidrologia ouvidos pela Folha, há consenso de que a atividade econômica em queda torna quase nulo o risco de desabastecimento ao longo de 2016, já que a demanda vai cair.

No entanto, o corte de 2.000 MW (megawatts) de geração térmica (que tem custos mais altos e eleva a conta paga pelo consumidor) fará com que os reservatórios entrem no verão com nível baixo, de 30%.

Quando houver um recorde de consumo, o acionamento das térmicas desligadas poderá não ser suficiente para suprir a demanda, avaliam os analistas.

O corte anunciado na última semana é de quase 10% da capacidade de produção térmica, em torno de 18 mil MW, e vem em um momento de desaquecimento do consumo.

Na segunda-feira passada (10), a demanda verificada foi de 69,9 mil MW, bem abaixo do recorde de demanda por energia total no país, de 85,7 mil MW, registrado em janeiro do ano passado.

Aposta
De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), ligada o Ministério de Minas e Energia, o consumo deve cair 1,5% neste ano.

A consultoria PSR, por exemplo, prevê queda de pelo menos 5%.

"É uma aposta. Não é confortável [reservatórios em 30%], mas não é desesperador justamente pela razão lamentável, que é a paralisação da economia", disse o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP Ildo Sauer.

Para o diretor da consultoria PSR, Luiz Barroso, "qualquer redução de custo é boa, mas não vai ser isso que vai reduzir significativamente o patamar da tarifa".

Ele cita uma questão técnica do setor que faz com que a conta das térmicas mais caras -que são justamente as que estão sendo desligadas- não seja paga somente pelos clientes das distribuidoras.

Ela é dividida com os usuários do mercado livre, como grandes indústrias e centros comerciais.

Segundo o presidente da comercializadora Comerc, Cristopher Vlavianos, o feito aparecerá quando as distribuidoras reajustarem suas tarifas. Até o final deste ano, pelo menos cinco empresas, como Light, CPFL Piratininga e CELG, terão reajustes.

Vlavianos afirma que não haverá redução de preço da energia, e sim uma alta menor -de cerca de quatro pontos percentuais a menos.

Ele afirma que serão incorporados nos próximos reajustes a inflação -em julho, o IPCA bateu 9,56% em 12 meses- e, em alguns casos, como o das empresas que compram energia de Itaipu, a alta do dólar.

fonte: Udop, com informações da Folha de S.Paulo (escrita por Lucas Vettorazzo)
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor