Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
QUINTA-FEIRA, 07 DE MAIO DE 2015 | 08:50
 
Mineração enfrenta fim do superciclo das commodities
 
No início do século vínhamos de momento de grande insegurança no Brasil porque, assim como no governo atual, depois de quatro anos de Plano Real, estávamos com política monetária frouxa. No primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o superávit fiscal era limitado. Houve um processo necessário, em um primeiro momento, de fazer um ajuste fiscal seguido pela eleição de um governo popular que trouxe grande insegurança aos mercados, e o florescimento da China, que teve impacto decisivo sobre as operações das grandes mineradoras mundiais, inclusive a Vale.

Houve, no setor, necessidade de desenvolver projetos muito robustos e, ao mesmo tempo, construir rapidamente infraestrutura, uma vez que os governos de modo geral não foram capazes de fazê-lo. Também tivemos o surgimento da África como uma nova fronteira de exploração mineral.

A criação, a automação, a tecnologia e a inovação se fizeram presentes no setor de forma forte, assim como a preocupação com a sustentabilidade. Tivemos neste novo século uma mudança tecnológica muito grande.

As crises foram intensas. Tivemos a crise no Brasil de 2002-2003, com desvalorização cambial violentíssima em curto espaço de tempo, uma incapacidade da sociedade em entender a mudança que estava havendo. Depois tivemos renovação do mandato do presidente Lula e entramos em um ciclo muito favorável da China. Foi o terceiro superciclo no setor de mineração que observamos depois do ciclo americano no século passado e da reconstrução do Japão e da Europa, no pós-guerra. Nós que observávamos uma queda constante desde a década de 1970 nos preços das principais commodities, de repente vimos um aumento substancial.

O consumo de minério de ferro foi tão intenso que vimos a exaustão das reservas em rapidez muito grande. Como resultado, a capacidade das mineradoras de prover novas descobertas, fazer expansões e utilizar novas tecnologias tornou-se o grande desafio dos últimos anos.

Em termos de perspectivas, acreditamos que o superciclo das commodities acabou e que vamos ter que nos defrontar cada vez mais com novos desafios que passam por conviver com uma sociedade que demanda menos matéria-prima, mas é capaz de fornecê-la de forma mais eficiente.

Temos desafios de ambiente, de comunidade, de relacionamento institucional assim como de conviver com uma exploração que respeita cada vez mais o envolvimento do homem e do clima.

fonte: Portos e Navios, com informações do Valor Econômico (escrita por Murilo Ferreira)
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor