Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEXTA-FEIRA, 04 DE JULHO DE 2014 | 10:39
 
BC baixa para 1,6% previsão de alta do PIB e vê inflação perto do teto
 
O Banco Central baixou nesta quinta-feira (26) sua previsão para o crescimento da economia brasileira este ano. De uma expectativa de 2%, o BC agora espera que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 1,6% este ano.

A estimativa para a inflação de 2014, por sua vez, subiu para 6,4% - muito perto do teto de 6,5% vigente no sistema de metas de inflação. Os dados constam do relatório de inflação do segundo trimestre deste ano.

Apesar da redução, a estimativa do BC para o crescimento do PIB, a soma das riquezas produzidas no país, ainda está acima do que estima o mercado financeiro, cuja expectativa de alta, feita na semana passada, é de 1,16% para 2014. O valor, porém, está abaixo da estimativa feita pelo Ministério da Fazenda e presente no Orçamento deste ano, de alta de 2,5% do PIB. No ano passado, o PIB brasileiro cresceu 2,5%.

Para o BC, o consumo tende a continuar em "expansão em ritmo mais moderado do que o observado em anos recentes" e os investimentos tendem a "ganhar impulso". "O cenário de maior crescimento global, combinado com a depreciação do real, tende a favorecer o crescimento da economia brasileira", informou.

O Banco Central também avaliou que, "em prazos mais longos", surgem "perspectivas mais favoráveis à competitividade da indústria, e também da agropecuária; ao mesmo tempo em que o setor de serviços "tende a crescer a taxas menores do que as registradas em anos recentes".

Inflação

Mesmo com o aumento, a previsão de inflação do Banco Central ainda está um pouco abaixo do que estima o mercado financeiro. Para este ano, os economistas dos bancos esperam que o IPCA avance para 6,46% e que chegue a 6,1% em 2015.

O Banco Central também admitiu nesta quinta-feira que aumentou a chance de o IPCA deste ano ficar acima do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação. Em março, a chance de acontecer o chamado "estouro" da meta de inflação estava entre 38% e 40%. No documento divulgado nesta quinta, o BC informa que essa possibilidade passou para um valor entre 46% e 48%.

Sistema de metas

Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o IPCA. Para 2014 e 2015, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Deste modo, as estimativas do BC divulgadas nesta quinta-feira mostram o IPCA longe da meta central de 4,5% estabelecida para 2014 e 2015, embora ainda esteja dentro do intervalo de tolerância existente. O teto do sistema de metas de inflação brasileiro é um dos mais altos do mundo.

O aumento da expectativa de inflação do BC acontece apesar da alta dos juros básicos da economia, que subiu entre abril do ano passado e maio deste ano. Neste período, taxa Selic subiu 3,75 pontos percentuais, de 7,25% ao ano para 11% ao ano. Foram nove elevações seguidas no juro básico do país - promovidos pela própria autoridade monetária justamente com o objetivo de conter o avanço da inflação.
O BC afirmou que a transmissão das ações de política monetária (altas de juros) para a inflação ocorre com defasagens. "Nesse processo, diversos canais - por exemplo, da demanda, do crédito, do câmbio, e das expectativas - estão envolvidos e operam não necessariamente com a mesma intensidade e simultaneamente", avaliou, acrescentando que antes de alcançar os preços, as altas de juros "interferem nas decisões de consumo e de investimento de famílias e de firmas".

'Fonte de risco'

O BC também avaliou, no relatório de inflação, que uma "fonte de risco" para a inflação está no comportamento das expectativas para os preços, "impactadas negativamente nos últimos meses pelo nível da inflação corrente, pela dispersão de aumentos de preços, e, sobretudo, por incertezas que cercam a trajetória de preços (como o da gasolina) e tarifas de serviços públicos (por exemplo, eletricidade e ônibus urbano) com grande visibilidade".

O BC também ponderou que um "risco importante" para a inflação vem do mercado de trabalho, que mostra "margem estreita de ociosidade" com possibilidade de concessão de aumentos reais de salários "incompatíveis com o crescimento da produtividade". Entretanto, observou que "antecipam-se desenvolvimentos que tendem a contribuir para o arrefecimento de riscos originados no mercado de trabalho, como a concessão de menores reajustes do salário mínimo e para os salários de servidores públicos".

O banco avaliou, porém, que as pressões inflacionárias ora presentes na economia - a exemplo das decorrentes dos processos de realinhamentos de preços e de ganhos salariais incompatíveis com ganhos de produtividade - tendem a arrefecer ou, até mesmo, a se esgotarem ao longo do horizonte relevante para a política monetária, ou seja, nos próximos anos.

Ao mesmo tempo em que baixou sua estimativa para o crescimento da economia brasileira, o Banco Central também passou a prever mais inflação tanto para este ano quanto para 2015.

A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, deste ano passou de 6,1% a 6,2% para 6,4%. Para o ano que vem, a previsão para o comportamento da inflação subiu de 5,5% para um valor entre 5,7% e 6%, dependendo do cenário considerado.

Fonte: G1
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor