Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
TERÇA-FEIRA, 03 DE JUNHO DE 2014 | 09:20
 
Novo marco regulatório do setor deve ficar para 2015
 
A gestação do novo marco regulatório da mineração já dura quase seis anos e, após o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentar o projeto no ano passado, a votação do texto vem sendo adiada.

Com isso, os aportes em novos empreendimentos continuam represados e a expectativa de especialistas é de que o projeto não siga para apreciação ainda neste ano, nem por medida provisória (MP).

"Não acredito que o texto seja aprovado ainda neste ano e nem temos uma previsão de quando isso deve ocorrer", afirma Elmer Prata Salomão, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM).

Para Luciana Pires, diretora de Impostos do Centro de Energia e Recursos Naturais da EY, enquanto o novo marco regulatório do setor não sair, vai haver uma redução dos volumes de negócios no país.


"Investidor gosta de regras claras e a ausência de clareza certamente afasta os investimentos", pondera a executiva.

No primeiro trimestre deste ano, as fusões e aquisições no mercado global de mineração caíram 31%, segundo o estudo Capital Confidence Barometer - Mining & Metals, da EY, principalmente em razão do cenário econômico difícil no mundo e à queda dos preços das commodities. Trazendo este quadro para a realidade brasileira, o futuro se desenha ainda mais complicado por aqui.

"A tendência é que não haja uma procura por ativos de grande risco, mas sim aqueles com certeza de retorno. Neste cenário, o Brasil representa uma insegurança muito elevada", destaca a diretora da EY.

Ainda de acordo com o estudo da consultoria, 60% dos empresários do setor, no mundo, esperam aumento dos volumes de negócios nos próximos 12 meses. Porém, grandes operações como a recente fusão da Glencore com a Xstrata serão mais difíceis de acontecer. "Os aportes devem continuar, mas em volumes menores", destaca Luciana.

E no Brasil, a perspectiva é ainda mais nebulosa. "A gente já consegue enxergar um movimento de redução do interesse de investidores na mineração do país", ressalta a executiva. Ela explica que as empresas têm apresentado dificuldades para dar continuidade aos novos projetos.

Fonte: DCI
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor