Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEXTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2014 | 09:19
 
Sul do Pará ganha destaque agrícola com o plantio da soja
 
O sul do Pará está despontando como a nova fronteira agrícola no plantio da soja. Áreas onde a pecuária predominava agora estão tomadas por plantações. O sucesso no cultivo também atrai produtores de outros estados.

Do alto é possível ver as plantações de soja em Santana do Araguaia. Segundo o sindicato rural do município, boa parte do que antes era pasto, virou plantação. A atividade começou a se destacar na região com a chegada de produtores de outras regiões do país.

O agricultor Juscelino Krug, veio de Mato Grosso do Sul e diz que está valendo a pena. "Aqui no sul do Pará a gente encontrou clima, terra e uma logística muito boa para produzir grãos. Isso que nós levou a vir para o sul do Pará", afirma.

O sucesso do plantio da soja também está atraindo os pecuaristas da região. Iavé Araújo, dono de 10 mil cabeças de gado, concilia a atividade com a plantação de soja. Ele tem 3 mil hectares de soja plantados. "Aqui onde tem esse pasto, com esses bois, certamente ano que vem vai virar soja", disse o pecuarista.

Segundo o sindicato rural de Santana do Araguaia, a agricultura ocupa atualmente 60 mil hectares do território do município. A área é 30% maior em comparação a safra passada.

Com a expansão, os problemas começam a aparecer. A previsão é que no total sejam produzidas mais de 2 milhões de sacas de soja em Santana do Araguaia. Os dois armazéns da região tem capacidade para estocar apenas 150 mil sacas do grão.

"O problema de não ter onde armazenar é muito grande, principalmente a questão estrada. Hoje nós temos uma logística muito boa de saída, mas nós não temos uma estrada para escoamento", diz o agricultor Nilson Rocha.

Edenilson Bocchi veio do Paraná há 5 anos e atualmente é presidente do sindicato dos agricultores. Segundo ele, os desafios ainda são grandes para garantir o escoamento da produção de grãos no sul do Pará.

"Se nós mantivéssemos uma logística adequada no Brasil, como portos modernos, rodovias, hidrovias funcionando como deveriam. Mas infelizmente no Brasil hoje nós temos o sistema mais caro, que é o rodoviário. Esse custo é que dá a diferença de valores para poder ter um rendimento e extrair melhores salários para o pessoal que está aqui", disse Bocchi.

Fonte: G1
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor