Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 | 13:04
 
País será potência agrícola, diz presidente da Embrapa
 
O Brasil está caminhando muito rapidamente para se tornar um dos principais produtores e exportadores de produtos agropecuários do mundo, afirmou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, que conversou com o Jornal do Comércio na tarde desta quinta-feira, durante homenagem aos 40 anos da Embrapa, na Federasul. A atividade integrou a programação do 9º Seminário Brasileiro de Marketing do Agronegócio (Agrimark).

Acompanhando de perto o desenvolvimento do setor, Lopes ressaltou que o País vive um boom da agricultura. O momento promissor que surpreendeu diversos setores com a supersafra deste ano é reflexo de anos de desenvolvimento em pesquisa e tecnologia para consolidar um modelo agrícola exclusivo para regiões tropicais, como o Brasil, explicou, retomando o passado recente de estruturação do setor, que coincide com o próprio desenvolvimento da Embrapa. "Nos últimos anos, nós tivemos um conjunto novo e muito poderoso de tecnologias e de conhecimento, e isso vai nos permitir, sem necessidade de grande expansão em área, aumentar muito a produtividade e o volume de produção da agricultura. A norma no futuro é eficiência, intensificar o uso dos recursos", avalia.

Olhando para o retrospecto por trás da atual projeção da safra brasileira e projetando um futuro promissor, Lopes destaca que o País consolidou-se tanto na produção e exportação de commodities e produtos agropecuários quanto no desenvolvimento de pesquisa, tecnologia e políticas públicas voltadas para o setor. Esse pacote sinaliza para perspectivas positivas, mas o presidente da Embrapa lembra que os desafios já batem de frente com o avanço. "Óbvio que isso coloca uma grande pressão sobre o País, já que para escoar essa safra - e o Brasil, que já um grande exportador, vai ampliar a capacidade exportadora -, nós temos que ter um sistema de inteligência para a mobilidade das safras, e isso exige investimento em estradas, portos, ferrovias e armazenagens", pondera.

Com a capacidade de armazenagem aquém da produção, os tradicionais problemas de infraestrutura agravam-se, gerando um cenário que pede urgência em políticas públicas e investimentos e que, segundo Lopes, estão evoluindo. "O Plano Safra deste ano já aponta uma série de medidas, por exemplo, para ampliar nossa capacidade de armazenagem. Esse é um ponto muito crítico, porque se você tem limitação nas estradas, nas ferrovias, mas consegue armazenar uma boa parte da safra, você pode gerenciar melhor essa mobilidade. O pior dos mundos é o Brasil estocar uma boa parte da sua safra na carroceria de caminhões em direção aos portos", considera, acrescentando que, com a ampliação da capacidade de armazenagem e decisões já encaminhadas para melhorar a infraestrutura de portos, estradas e ferrovias, "aos poucos a gente vai superar esse passivo, mas as safras vão continuar crescendo".

É na projeção de crescimento, sem arriscar números, que Lopes vê o potencial do País alavancar. "Definitivamente o Brasil é uma nação agrícola e em muito pouco tempo ela vai ser considerada por todos uma grande potência agrícola", estima. O presidente da Embrapa prevê ainda um novo boom da agricultura, que também deve ser sentido em pouco tempo. "O Brasil tem milhões de pequenos produtores que não conseguiram ainda alcançar capacitação, treinamento e tecnologia. Quando eles conseguirem, nós vamos ter um outro boom de produção."

Fonte: Jornal do Comércio RS
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor