Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
DOMINGO, 02 DE JANEIRO DE 2011 | 23:31
 
Sorocaba teve média de 5 focos por dia
 
Sorocaba registrou 2.003 focos de queimadas ano longo de 2010, uma média de cinco casos por dia. Os dados "alarmantes" são da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e demonstram um aumento de 17% ante o mesmo período de 2009. Se comparado com 2008, o número é ainda mais assustador, já que naquele ano foram registrados 709 focos de incêndio, um crescimento de 183%. Para a secretária do Meio Ambiente (Sema), Jussara Lima Carvalho, este aumento do número de queimadas na cidade se deve principalmente às condições atípicas do clima, com um período longo de estiagem entre os meses de maio e setembro e, com isso, baixos índices de umidade relativa do ar.

As queimadas foram registradas principalmente na Zona Norte, com 37% dos casos, seguida pela Zona Leste, com 27%, Zona Oeste, com 25% e a Zona Sul, com 11 %. "Além de causar prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal e diminuindo a fertilidade do solo, as queimadas comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente, as respiratórias", destaca a secretária.

De acordo com os dados da Sema, a Patrulha Verde, identificou e extinguiu, neste ano, 7 focos em janeiro, 79 em fevereiro, 61 em março, 112 em abril, 154 em maio, 210 em junho, 420 em julho, 496 em agosto, 331 em setembro, 59 em outubro, 41 em novembro e 33 em dezembro (até o dia 30). Ainda segundo o levantamento, a equipe da Patrulha alcançou 96% de atendimento das ocorrências diárias. Nos anos anteriores, a campanha tinha uma média de 62,53% das ocorrências atendidas.

Coordenada pela Sema, a Patrulha foi criada em 2006 para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos meses do ano com clima mais seco, com objetivo de melhorar a qualidade do ar e diminuir os atendimentos nas unidades de saúde por problemas respiratórios. A Patrulha Verde é formada por 12 servidores municipais, integrantes das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Comunitária (Sesco), da Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que receberam treinamento específico, assim como voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). Eles portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas e abafadores, lanternas, entre outros itens.


Pontes de observação


A Patrulha conta com dois pontos de observação, no 5º andar do Paço Municipal e em um edifício da Av. Santos Dumont, na Zona Norte, onde agentes municipais atuam diariamente das 10h às 19h. Após identificar pontos de incêndio por meio de binóculos e os localizarem em mapas, os agentes comunicam a central do Corpo de Bombeiros do Cerrado, onde ficam representantes do corpo de bombeiros e da patrulha verde otimizando o atendimento às ocorrências. Ao ser acionada, imediatamente a Patrulha mais próxima é encaminhada para o combate aos incêndios. "Além do trabalho realizado pela Patrulha Verde, a população pode ajudar a campanha denunciando incêndios pelo telefone 193 (Bombeiros). De acordo com a Lei Municipal nº. 8.405, de 24/03/2008, queimada é crime e sua prática é passível de multa de até R$ 3 por metro quadrado de terreno afetado", alerta a secretária.


Investimentos


A secretária do Meio Ambiente de Sorocaba aproveitou para fazer um balanço dos investimentos feitos por sua pasta no que se refere ao combate a incêndios ao longo de 2010. Segundo ela, no ano passado sua pasta deu início a um plano de ações visando entender de que maneira as áreas públicas são utilizadas pela comunidade e propor medidas que auxiliem na redução de ocorrências de fogo. "Iniciamos esse projeto piloto na Zona Norte, que tem sido a região de maior ocorrência de queimadas", explica a secretária do Meio Ambiente.

Para isso, ressalta, foram realizadas reuniões com a população e capacitação de líderes dos bairros que têm influência nas comunidades em que vivem. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente também capacitou 64 jovens, entre 14 e 19 anos, que são monitores da Pastoral do Menor do Parque das Laranjeiras. Em outubro, a Secretaria do Meio Ambiente adotou uma nova estratégia para melhorar o atendimento no combate às queimadas. As equipes da Patrulha foram descentralizadas, ou seja, passaram a permanecer em três locais da cidade: na Casa do Cidadão da Av. Itavuvu, para atender as ocorrências da Zona Norte; na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga, para atender os casos da Zona Oeste; e no Parque Natural Chico Mendes, para atender a Zona Sul e Leste. "Essa é uma estratégia que adotamos para agilizar os trabalhos. As viaturas estarão mais próximas das ocorrências, diminuindo o tempo necessário para atendimento. Antes disso, todas as equipes permaneciam no Parque Natural Chico Mendes, de onde saíam para os atendimentos", explica Jussara.

Fonte: Cruzeiro do Sul
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor