Site Versão em Inglês Site Versão em Espanhol
 
Facedbook twitter YouTube

Multimídia » Clipping
 
 
SEGUNDA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2010 | 14:43
 
Mineração deve incrementar economia de Mato Grosso
 
O setor de mineração do Estado deve ser um dos responsáveis pelo incremento da performance da economia de Mato Grosso. A mineração desponta em primeiro lugar na exportação de diamante no cenário nacional e também é um dos principais fornecedores de ferro, zinco, fósforo, manganês, além do ouro. Cidades como Juína e Peixoto de Azevedo são as principias extrativistas nacionais do diamante e ouro. Para o presidente da Metamat, João Justino Paes de Barros, o bom momento que vive o setor é fruto de vários meses de consolidação de uma política de resgate, parceria e consolidação por parte do Governo. Confira parte de entrevista com João Justino:

Qual a avaliação de 2010 no campo da mineração em Mato Grosso e, especificamente, no comando da Companhia de Mineração do Estado, Metamat?

João Justino - O ano de 2010 foi bastante promissor, aonde nós saímos daquele marasmo de 2003 a 2009 - aonde fizemos a revitalização da empresa - e entramos fortemente na atividade fim da companhia que é fomentar a atividade mineral. O ano de 2010 foi bastante incrementado com o apoio do então vice-governador e hoje governador reeleito Silval Barbosa, e esperamos que agora com a vitória do governador no primeiro turno que a mineração seja priorizada. E essa priorização, com certeza vai tirar, não só a Metamat, mas, o setor mineral de Mato Grosso da vanguarda. Nós iremos ser um dois pilares fortes da economia de Mato Grosso.

O governador tem empreendimentos ligados ao setor da mineração. O senhor acha que ele dará uma atenção especial no setor da mineração de Mato Grosso?

João Justino - Com toda certeza. Mesmo porque ele conheceu a base mineral. Ele conhece as necessidades de quem está lá no campo, principalmente dos pequenos mineradores, dos garimpeiros, dos cooperados. Silval, com certeza vai investir nesse setor para que essas pessoas possam sustentar as suas famílias com dignidade.

Como está sendo conduzida pelo Estado a política de exportação das pedras preciosas e de outros produtos minerais de Mato Grosso?

João Justino - A pleno vapor. A Metamat nesse contexto está levando os garimpeiros a se organizarem para criarem cooperativas e com isso a produção vem aumento a cada dia. Não houve, especificamente, a comodite mineral que mais tem aumentado e isso facilita a sua produção porque o custo melhora. Com relação aos diamantes... Mato Grosso através de Juína é um dos maiores exportadores de diamante do Brasil. Nós temos outros bens minerais como manganês, fósforo, zinco, ferro... então o futuro para Mato Grosso é promissor.

Como está sendo conduzido o processo de lapidação?

João Justino - A lapidação de pedras já é um segundo passo de um projeto que começou em 2003 que foi o artesanato mineral. Esse segundo passo é a lapidação de pedras coradas e que engloba todas as pedras preciosas, com exceção de diamantes, que vai ser o nosso terceiro passo.

Como está sendo conduzida pela Metamat a parceria com as cooperativas dos garimpeiros?

João Justino - É bastante profícua. Na verdade quem tem o feed-back, quem conhece a realidade são os garimpeiros. Muita prospecção, muita análise geofísica e geoquímica são feitas em cima de áreas descobertas pelos garimpeiros. Então nós temos que dar uma atenção especial para os garimpeiros.

Como o senhor avalia a perspectiva do próximo governo que foi eleito, de Silval Barbosa a partir de 2011?

João Justino - A perspectiva é a melhor possível. O governador Silval Barbosa conhece de mineração muito mais do que eu, muito mais que muitos geólogos. Porque, simplesmente, ele viveu da mineração. Então é muito mais fácil levar um projeto e discutir com o governador, ouvir as políticas publicas que ele tem definidas, por ter uma visão muito ampla de mineração, para nós poderemos implementar, executar e alavancar o setor mineral do estado.

Fonte: Midia News
 
Mais recentes
 
SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021 | 15:31
 
Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar desde 2015
 
O volume de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Apesar do crescimento, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo IBGE.
SEXTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2021 | 08:48
 
FGV: aumento de 1,4% no PIB mostra que economia continua a crescer
 
PIB do primeiro bimestre de 2021 foi de R$ 1,367 trilhão
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2021 | 09:06
 
Inadimplência, queda de renda e inflação ameaçam a economia
 
Em 2021, os atrasos já começam a crescer
Confira todas as notícias
 
  
  

PEÇAS E COMPONENTES
Disponibilizamos através da Tba (www.tbatec.com.br) peças originais a pronta entrega, utilizadas em nossos equipamentos...
 
Se você tem Gascom,
você tem pós venda.

 

 
 
 

 
ß
 

® 2013 | Gascom Equipamentos Industriais | Todos os direitos reservados
Avenida Marginal Sérgio Cancian, 5293 | Sertãozinho | SP | Fone 16 2105-3622 | comercial@gascom.com.br
 
  » Inicial

» Empresa
    História
Localização
Clientes
» Produtos

» Serviços e Peças
    Assistência Técnica
Peças e Componentes

» Multimídia
    Notícias
Clipping
Sala de Imprensa
Eventos
» Contato
    Fale conosco
Solicite seu orçamento
Trabalhe conosco
Seja nosso fornecedor